multiplataforma - meaning and definition. What is multiplataforma
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is multiplataforma - definition

Multi plataforma; Multi-plataforma; Multi-Plataforma; Multi Plataforma; Cross-platform

multiplataforma         
adj (multi+plataforma) Inform Diz-se do programa que pode funcionar em várias plataformas (equipamentos) diferentes.
Multiplataforma         
thumb|250px|Tela de configuração do navegador [[Mozilla Firefox|Firefox, da Mozilla Foundation, um dos muitos programas multiplataforma.]]
Jogabilidade multiplataforma         
Em jogos eletrônicos com funcionalidade online, jogabilidade multiplataforma, jogabilidade cruzada ou cross-play descreve a capacidade dos jogadores, usando hardware de videogame diferentes, de jogar uns com os outros simultaneamente. É comumente aplicado à capacidade de jogadores que usam um jogo em um console de videogame específico para jogar com um jogador em uma plataforma de hardware diferente, seja outro console ou um computador.

Wikipedia

Multiplataforma

Diz-se multiplataforma (em inglês cross-platform) um programa ou sistema que pode ser executado em mais do que uma plataforma, como o Mozilla Firefox, ou que executa programas ou sistemas de mais de uma plataforma, por exemplo o MAME.

Para um programa ser desenvolvido com vista ao suporte multiplataforma, um conceito essencial é a portabilidade do código-fonte. No entanto, conseguir código verdadeiramente portável é uma tarefa complicada e, na década de 1990, surgiram plataformas de desenvolvimento que, entre outras coisas, eliminaram a necessidade do código portável: a aplicação resultante, após a compilação, poderia ser executada em qualquer sistema necessitando, para isso, uma camada no sistema operativo que transformasse o bytecode resultante em instruções nativas. Alguns exemplos destas plataformas são: a linguagem de programação Java (que impôs o conceito de máquina virtual a essa camada) e a mais recente plataforma .NET (que corre sobre uma framework).